quinta-feira, 7 de abril de 2016

Concerto comemorativo aos 50 anos do Madrigal da EMUFRN

No próximo dia 15, sexta-feira, às 20h, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), O Madrigal da EMUFRN, considerado um dos principais grupos corais da região, tendo alcançando ao longo de seus 50 anos de existência grande prestígio local, nacional e internacional, realiza o primeiro concerto comemorativo aos 50 anos do grupo, sob regência do maestro Emanuel Martinez, apresentando canções conhecidas do repertório mundial: Alleluia de Randall Thompson, Bachianas Brasileiras No. 8 do mestre Villa-Lobos, O Salutaris Hostia de Eric Esenvalds e como proeminência do concerto está a obra Five Mystical Songs do compositor Vaughan Williams, com destaque para o solista José Fernandez. A entrada é franca.



A Escola de Música da UFRN foi criada em 1962 e teve o professor Waldemar de Almeida como seu primeiro diretor, que na ocasião criou um Coral na Escola de Música na regência da professora Atenilde Cunha. Tendo em vista a necessidade de enviar em 1966 o grupo coral ao Rio de Janeiro com o intuito de participar do Concurso de Coros Universitários na Sala Cecília Meireles, a reitoria da UFRN criou e oficializou com o nome “Madrigal da Escola de Música da UFRN” o grupo coral oficial desta Universidade, nomeando na ocasião o Padre Pedro Ferreira como seu primeiro regente. Desde então outros maestros se sucederam na função, tais como: José Alberto Kaplan, Padre Jaime Cavalcanti Diniz, Eli-Eri Moura, Glênio Manso Maciel, André Luiz Muniz, Tércia Maria de Souza Silva, Leandro de Magalhães Gazineo e desde agosto de 2015 está sob a regência de Emanuel Martinez.

O Madrigal da EMUFRN tem realizado diversos concertos nas principais capitais Brasileiras, no interior do Estado do RN e na Argentina (1998). Desde sua criação, gravou dois LP e em 1996 gravou um CD com a première da Missa de Alcaçuz do compositor potiguar Danilo Guanais em comemoração aos 30 anos de fundação do Madrigal. Em 1999 foi o ganhador do II Concurso FUNARTE de Canto Coral realizado na cidade do Rio de Janeiro. Tem se apresentado não só “a cappella” e com piano, mas também tem participado em apresentações com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra Sinfônica do Estado do RN e da Orquestra de Câmara da UFRN.

Em comemoração ao cinquentenário de fundação oficial do Madrigal da EMUFRN o professor Dr. Danilo Guanais está escrevendo uma obra exclusiva que será apresentada em première na Semana da Música. Também recebeu convite oficial para se apresentar no Festival Internacional de Coros em San Juan na Argentina. Fonte: Monografia de Ana Paula Fonseca da Silva.

---

Notícia publicada originalmente no site da Escola da Música, em 07.04.2016. Acesso aqui.