sexta-feira, 29 de abril de 2016

02 de maio: aniversário de 57 anos da BCZM

Na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) comemora 57 anos de existência.

Ela foi criada com o nome Serviço Central de Biblioteca, em m 02 de maio de 1959, através da Resolução Nº 14, emitida pelo Conselho Universitário.

Porém, em 24 de junho de 1974, com a Reforma Universitária que reestruturou a Universidade, houve a determinação que o Serviço Central de Bibliotecas passasse a ser chamado de Biblioteca Central da UFRN.

Em 1985, após falecimento de Zila da Costa Mamede, primeira bibliotecária do estado e Diretora da Biblioteca Central durante os anos de 1959 a 1980, bem como idealizadora/organizadora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, a Biblioteca Central da UFRN passou a ser chamada Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Durante esses 57 anos, a BCZM cresceu acompanhando a evolução da UFRN. Possui uma área física de 8.586,49m², um quadro funcional de 165 colaboradores, sendo 28 bibliotecários, 35 assistentes e auxiliares, 28 terceirizados e 75 bolsistas.

Hoje, disponibiliza, para a comunidade acadêmica e para público em geral, um acervo de aproximadamente de 408.790 volumes físicos, além de livros eletrônicos, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Repositório Institucional, Portal de Periódicos Eletrônicos, Biblioteca Digital de Monografias, Repositório de Informação Acessível, Hemerotecas, Acervo Fotográfico, entre muitos outros; configurando-se como a maior biblioteca do RN e uma das maiores do nordeste brasileiro.

Venha fazer uso dos produtos e serviços da Biblioteca Central Zila Mamede e assim celebrar esses 57 anos de história e de muita contribuição oferecida à comunidade acadêmica da UFRN e ao público em geral.

Fonte: Biblioteca Central Zila Mamede - BCZM.

---

Matéria publicada originalmente pelo site da Biblioteca Central Zila Mamede, em 29.04.2016. Disponível aqui.